Pra nós, vale muito.
Vale a participação de todos na luta por uma UPE democrática, popular, gratuita e autônoma. De todos aqueles sindicatos que foram esquecidos pela UEP (União dos Estudantes de Pernambuco), de todos os Diretórios Acadêmicos que lutam em seus campi e de todos os Centros Acadêmicos que buscam, a cada dia, uma melhorara significativa para seu curso e em suas executivas. Pra todos esses, esquecidos da UEP, vale muito.
E pra UEP, vale o que?
Quando a UEP afirma que Eduardo Campos é “amigo” da UPE é de estremecer qualquer militante, qualquer servidor que luta por melhorias no sistema público, qualquer daqueles que são da saúde que está prestes a privatizar... Todos esses não sentem o mesmo afeto e apreço pelo nosso digníssimo governador, como ora ressalta a UEP.
Lamentavelmente a postura da UEP vai à contramão de TODO o conjunto de sindicatos e entidades representativas que acreditam numa UPE autônoma e gratuita, segregando o movimento e querendo levar a reboque os verdadeiros lutadores que não tem palanque à montar no próximo período. Sempre eleitoreira, a direção majoritária da UEP, que fique claro “Da Unidade vai nascer a Novidade” (UJS/PCdoB), ignora a toda hora a construção coletiva e a participação de todos aqueles e aquelas que historicamente levantam as bandeiras históricas de luta da Universidade de Pernambuco. Esse mesmo grupo aliado ao governo do Estado, aparelha e destrói qualquer possibilidade dos estudantes se unirem em proposições que sejam, de fato e de direito, respaldada pelo conjunto do movimento estudantil. Esse enfraquecimento/esgotamento no Movimento Estudantil é reflexo dessa direção que não nos “UNE”, nem nos “REUNE” e muito menos trava as lutas cotidianas. Uma direção que esquece, que pouco tempo atrás o GOVERNO através da SECTMA, se negava a ouvir a UPE, e que hoje tem escutado, porém, não tem sinalizado resolver o problema da nossa Universidade, com financiamento digno de uma instituição que se propõe a contribuir com o desenvolvimento do nosso estado.
Teoria sem pratica não transforma nenhuma realidade, e os militantes de outrora, hoje, Governadores, Secretarias, chefes de gabinete, entre outros cargos que dispõem de canetas e possibilidades de assinar leis, negam sua própria historia, entrado pra o amplo time dos que escrevem as contradições da política.
Pernambuco vive um momento importante de sua história com aumento de investimentos Federais(vide a refinaria), porém, se os movimentos sociais não pressionarem este será mais um ciclo de desenvolvimento exclusivo das elites. Por isso é fundamental que a UEP assuma desde já uma postura autônoma e crítica em relação ao governo estadual e que, só assim, agregue e faça da entidade uma instituição plural, e não um braço que direciona apenas pra um lado, e não é o lado da luta comum dos estudantes.
Em suma, pra UEP deve ser trampolim político.
3 comentários:
muito bom o texto, a mais pura verdade, e que precisa ser mais divuldaga, esse governo q diz escuta a UPE de nada adianta, será q vamos esquecer esses 3 anos sem finaciamento, com hospital recebendo intimação de corte de luz, e predios de faculdades caindo aos pedaços, os gessos e rachaduras. que governo é esse, onde aparelha as entidades, será q se formos contra eduardo que dizer q somos a favor de jarbas, com isso tipo de dircurso sabemos o quanto nossa entidade maxima estadual nos representa. é bater ou corre, isso não é nada mais que uma vergonha e fora eduardo. pernambuco não vivi só de propaganda não. e sim de trabalho.
Engraçado ver esse texto aqui e ver, de fato, quem desagrega na construção do Movimento Estudantil.
Tenho críticas diversas à postura da UEP atualmente, mas aposto que o autor do texto ou o DCE que o assina tem procurado mais desconstruir o trabalho realizado do que somar forças e reivindicar as mobilizações. Tenho certeza que se não o faz não é por falta de espaço.
A Gratuidade saiu e só a UJS/PC do B vai poder comemorar, não é mesmo?
As palavras aí são bem bonitinhas mas não condizem com a verdade. Snto muito.
Sabe oq é mais interessante no texto? A mediocridade dele:
"a UEP afirma que Eduardo Campos é "amigo" da UPE"
Exatamente o tipo de declaração idiota que a UEP (NUNCA) faria: “O governador é nosso amigo.” ora me poupe!
E o que como DCE se auto-intitula afinal de contas?
"os que historicamente levantam as bandeiras históricas de luta da Universidade de Pernambuco"
De fato, no que depende de vcs toda bandeira de luta da UPE se tornará histórica...
Postar um comentário